quinta-feira, 17 de março de 2011

Feijão Azuki

Vale a pena saber um pouco sobre este maravilhoso e medicinal feijão japonês antes de o cozinhar. Talvez depois seja muito mais interessante cozinhá-lo...

O feijão Azuki é excelente para os rins que são os responsáveis pela regulação da acidez do nosso organismo.Quando eles não funcionam bem ou enfraquecem, os nossos cabelos também enfraquecem e os nossos dentes. Emocionalmente ficamos perturbados e com fobias. Sentimos falta de coragem e medo de tudo. Chegamos a ter insónias durante o sono e problemas nos ossos e nos orgãos reprudutores.

O feijão Azuki é pequeno mas enorme em propriedades diuréticas. Lembro-mo da primeira vez que o comi....sentia-me estranha por ir tantas vezes á casa de banho, pois como hipertensa tinha que tomar comprimidos para a diurese....depois percebi!
É também de muito facil digestão. Eu faço este feijão muitas vezes e pode guardar-se no frigorífico para acompanhar pratos. A receita que se segue é muito conhecida e uma forma muito agradavel de o deliciar.
Eu cozinho com pouco sal e sempre com flôr de sal que é muito mais saudável!
Vamos a isso...


Uma taça deste tamanhõ que equivale a uma chavena de pequeno almoço dá para muito feijão ca em casa. Podem demolhar de um dia para o outro e se assim for demora uns 30 minutos a cozer numa panela normal. Mas eu nunca o coloco em água...vai direito para a minha querida panela de pressão durante 45 minutos. Comprei uma de apenas 2 L que dá menos trabalho a lavar e permite-me controlar melhor as doses.
Podem coze-lo com uma tira de alga Combu ou sem e adicionem um pouco de sal.

Atenção: nas primeiras vezes podem não acertar com a cozedura mas a dica é deixar cozer até fo.car macio mas não a desfazer. Quem cozinha feijão preto já sabe o toque certo

Adicione 3 vezes de água e tape a panela. Não esqueça ligar um despertador. Quando começar a apitar reduza a chama!

O meu feijão ficou quase sem água mas se ficar com mais água pode beber quente que é um excelente tónico para os rins e bexiga.
Reserve o feijão enquanto faz o restante...
Para este prato necessita de :
1 cebola grande picada
3 vezes o tamanho da cebola em abóbora vermelha
e o feijão
Azeite

Atenção: NUNCA misturem alho e cebola num estufado, pois um anula as propriedades do outro ok???

Eu tinha abobora congelada e descongelei. De preferencia fazer fresca mas ja sabemos que quando nos dão uma abóbora temos excedentes não é? No problem!

Façam um estufado de muita cebola com azeite e quando a cebola macia (nunca passad ou escura, para uma alimentação saudavel a cebola é sempre a estalar, nunca escura) adicionem a abóbora e um pouco de àgua quente para não pegar.
Ir acompanahando com a panela destapada de forma a não pegar no fundo mas também a não ficar a abóbora inteira. Quando quase em papa, adicional o feijão e envolver.
O meu feijão é só assim......fica deliciosooooooooooo e saciante.
Dá para levar para o trabalho acompanhar legumes, um excelente substituto de carne, diurético, saudável e muito, muito saboroso.
As pessoas que estão habituadas a "fast food" e a comidas muito temperadas e salgadas, no inicio sentirão alguma diferença mas se querem um conselho...INSISTAM...verão que depois já só conseguem comer os sabores da natureza e o vosso organismo agradece. A vossa energia fica redobrada!

É um prato que dá mais trabalho mas que dura a semana toda. Aconselho a fazer pouco porque os alimentos cozinhados congelados não mantém as mesmas propriedades.

É claro que a louça custa a lavar mas aconselho a ir lavando e antes de jantar ja estar tudo assim......lindo e limpinho!

No final-----hummmmmmmmmmmmm feijão Azuki saboroso

Bom apetite!

P.S. se tiverem dúvidas coloquem por favor!



2 comentários:

Carla disse...

O cantinho da Dulce já consta dos meus favoritos! ;)

Dulce Pombo disse...

Olá Carla, espero continuar a colocar ementas que goste!
Obrigada